24 de abr. de 2011

Ciência da Conjuração

Como todos sabemos, ou pelo menos deviamos saber, os animu vem ficando cada vez mais imbecis e mindless com o passar do tempo; agora o padrão é ter ecchi a cada 5 minutos (média otimista) ou até pornografia descarada no meio mesmo. Aí quando surge uma série que é um pouquinho mais inteligente que o normal, ocorre um uproar pelo mundo e o pessoal começa a automaticamente assumir BEST ANIMU EVER. É triste a nossa situação.

Isso aconteceu recentemente com Puella Magi Madoka Magika, um animu de mahou shoujos que resolveu enfiar esquemas de ficção científica HARDCORE no meio. E com o character design da Ume Aoki (da fama de Hidamari Sketch pra quem não sabe). Estava destinado a ser somente mais um experimento bizarro da SHAFT, até o colocarmos em contexto: qual foi o último "anime de ficção científica inteligente" a sair? Dennou Coil, há uns 4 ou 5 anos atrás? Provavelmente. O que isso tem a ver? É que as pessoas, e principalmente os otaku infeliz, foram tão acostumados pelas merdas atuais que quando alguma coisa dessas aparece, eles não sabem como reagir. Aconteceu com Evangelion a uns 20 anos atrás, aconteceu com Lain a uns 10, e com Haruhi a uns 6.

Mas não se enganem, não estou xingando nenhuma dessas séries. Por sinal, Lain e Haruhi são duas de minhas favoritas, e eu acho que com o tempo vou poder dizer que Madoka também. Mas então por que essa crítica? Porque as empresas tem que começar a se ligar nisso; se ligar que ficção científica é o gênero que, quando somado a algo inesperado, e bem executado, cria o blockbuster da sua geração. Tudo bem dizer a uns 10 anos atrás que era só uma coincidência, mas quando isso acontece 4 vezes seguidas é porque dá certo. E porque a gente merece algo melhor que Yosuga no Sora e Kampfer. Ew.

Com isso dito, ainda espero uma raw boa da Director's Cut de Seikon no Qwaser II. Adeus argumentos.

Nenhum comentário: