31 de out. de 2011

Filosofia de Segunda-feira: Halloween

Hoje é Halloween! Aquele feriado que não é feriado e que os brasileiros queriam mudar pra Dia do Saci porque FKN UNITED STATES DOMINANDO NOSSA CULTURA. Aquele feriado que ninguém tá nem aí pras origens porque são tão obscuras e não-católicas (não que os "católicos" se importem com as origens dos feriados deles, né. Presentes de graça? Foda-se Jesus!) que nenhuma abundância de doces conseguiria resgatar. Por isso que hoje vamos falar de Halloween e porque ele é o melhor feriado (que não é feriado) de todo ano.

Pras crianças, Halloween sempre trás boas memórias. Por mais que elas tenham medo o ano todo de zumbis, vampiros, diabos e seja-lá-o-que-mais o demônio invocar em formato de fantasia, a noção de doces de graça é o suficiente pra faze-las esquecer disso tudo, vestir na pele do Lúcifer que seja, e ir extorquir os vizinhos por guloseimas. A maioria dos colégios inclusive faz festivais especiais de Halloween então ainda significa que nem aula direito as crias vão ter. Vê se não é melhor que qualquer feriado? É claro que é, a pergunta foi completamente retórica.

Pros adultos... depende do adulto. Minha mãe e a coletividade de mães autistas da vizinhança aqui adoram se fantasiar e usar o Halloween como desculpa pra se reunir e esquecer que estavam de dieta. Mas a maioria eu imagino que devem sentir-se incomodados por ter que comprar um monte de doces pra distribuir pros pirralhos chatos que passam 15 horas por dia gritando e destruindo o condomínio. Eles devem achar irônico as criancinhas vestidas de diabo porque literalmente cara, literalmente.

No meu caso, é puro lucro. Minha irmã vai lá extorquir os vizinhos, e depois eu ainda fico com os doces que ela não gosta/não quer/não conseguiu comer sem passar mal. Como meus pais vão lá ficar bêbados e fantasiados na festinha do condomínio, sobra pra mim ficar em casa fazendo o papel de entregar saquinhos com balas Vita-C de 1 centavo pras crianças. Por sinal, eu não condeno as fantasias -- pra cumprir meu papel, eu coloco um sobretudo preto, óculos com olhos 3D que se mexem e um fedora, sento na porta de casa com um caldeirão à luz de velas, e faço o possível pra manter o clima. E uh, eu juro que minha fantasia não é pra ser de "pedófilo psicopata" ou "vendedor de drogas", como muitos insistem. Enfim, por mais que as crianças gostem do Halloween principalmente pelos doces, a mitologia e a fantasia por trás das fantasias, do dia e das decorações certamente afeta elas. Isso é bem legal.

O que não é legal é quando eu resolvo aumentar o nível.

Em 2008, eu achei que seria legal dar um susto nas crianças do condomínio. Sabe, espírito de Halloween, e eu devia estar meio infectado naquela época. Tanto açúcar no ar, a culpa não é minha. Aí fiz o seguinte setup: na porta da casa, o clássico panelão com as velas e umas almofadas, cobertas por um sobretudo, fazendo parecer que tinha alguém sentado ao lado do caldeirão. Enquanto isso, no mato perto do jardim, eu fiquei escondido com uma máscara de lobisomem. Esperei elas subirem as escadas que levam à porta e, com muita perícia, saltei atrás delas. Até hoje eu lembro...

A cara de medo das crianças...
O olhar de pânico das pequenas criaturas inofensivas e impotentes...
Os gritos de terror e pânico que consumiam a atmosfera...

Fiz eles tudo saírem correndo, tropeçando uns nos outros, rolando escada abaixo. Na hora, eu tava chorando de rir. Tinha sido um sucesso minha operação -- por sinal, um sucesso muito maior do que eu imaginava. Pensei que as pequenas crias iram apenas gritar e correr, mas depois voltar e me xingar, pegar os doces, e continuar com a vida delas. Mas não. Naquela hora, eu era o espírito da noite. Eu era o mensageiro do inferno. Eu era o pesadelo em carne-e-osso. As crianças correram e não voltaram. Eu era o mestre do Halloween, eu era o FUCKING WEREWOLF!

Uns dias depois me avisaram que uma das crianças tinha se quebrado toda e que não era mais pra eu fazer essas coisas. Por isso esse ano vou só entregar saquinhos com balinhas pras criancinhas chatinhas. MAS NAQUELA NOITE EU SAÍ NA VITÓRIA. 1-0 PRA MIM. PRO MESTRE DO HALLOWEEN. Enfim, aproveitem o Halloween de vocês. Façam algo divertido por mim.

Nenhum comentário: