17 de jan. de 2011

Porque tudo é engraçado

Desde a antiguidade, "fazer rir" é considerada uma ação de valor. Quem prestou atenção nas aulas de literatura deve se lembrar dos Trovadores e Bardos que passam dias cantando paródias e fazendo rimas engraçadas para melhorar o humor não só do povo como também da mais nobre realeza. É engraçado como rir faz bem. E é mais engraçado ainda como é possível rir de tudo.

Nessa semana que passou, eu notei que a minha vida é muito engraçada ao mesmo tempo que ela é ridiculamente depressiva. Parando pra olhar pelo que passei, talvez hoje eu coloque as mãos na cara e balance a cabeça, mas tenho certeza que daqui a uns anos vou parar, pensar, e chorar de tanto rir. Aquelas decisões imbecis que tomei, aquelas merdas que falei, as coisas que eu pensei... tudo vai ser parte duma grande odisseia de comédias, munida de piadas internas e um péssimo senso de humor. Não sei exatamente quando foi que comecei a achar mais graça em tudo, mas sei que a minha vida mudou mais do que nunca a partir daquele momento.

Mas não me entendam mal- "achar engraçado" é completamente diferente de "não levar a sério". Eu levo minha vida muito a sério, as vezes até demais, mas isso não me impede de achar um pouco de graça nisso tudo. Acho que tá aí o segredo de ser mais otimista: entender que "engraçado" e "sério" não são antônimos. Pra quem não sabe, o antônimo de "engraçado" é "chato pra caralho" e o de "sério" é "imbecil". Portanto, aprendam a ter uma vida séria e engraçada, para não terem uma vida imbecil e chata pra caralho. Dica de amigo.

Quando eu falei disso com algumas pessoas, elas vieram com aquelas indagações de "ah, mas então tu achas engraçado pessoas morrendo?" e "qual a graça de ver alguém sofrendo?" e eu só tenho uma resposta a dar: sei lá, encontrem vocês a graça das coisas. Podem me crucificar e jogar tijolos em mim (mas sejam gentis), só que eu já ri de muitas mortes e de pessoas se quebrando (e quem nunca riu em videocassetadas/fail compilations?). Sou um pau-no-cu por ter feito isso? Se tu achas que sou, parabéns. Isso não vai reviver quem morreu. E eu não achar engraçado alguém morrer sufocado por um saco plástico porque foi se proteger de abelhas e esqueceu de respirar não vai fazer o maluco reviver também. Então olha, foda-se. Pra que ficar sofrendo por algo que é irreversível, fora do nosso controle?

Me chamem de "sem coração", mas é assim que eu vejo as coisas. Eu vou estar rindo e seguindo em frente com o que acontecer e com o que eu puder fazer. Quem vai ficar pra trás se lamentando por coisas que não tem controle, que seja meu convidado a tomar no meio do cu. A vida é uma bosta? Pode ser, mas eu sei umas 10 piadas que envolvem merda e não tenho medo de rir delas.

Ah, e ó, tem um banner novo, com um desenho meu (que vocês conhecem). Como o blog todo tá cheio de desenhos meus, nada mais justo que o banner principal também.

Nenhum comentário: